top of page

SOBRE O PROJETO DE EXTENSÃO EM DTM E DOR OROFACIAL/SUPREMA

 

O projeto de extensão em DTM e Dor Orofacial da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde- SUPREMA é uma atividade de extensão inicialmente de iniciativa docente, envolvendo discentes. Foi fundada no primeiro semestre letivo de 2010 como LIGA DA DOR e a partir de 2017 se tornou Projeto de extensão da faculdade Suprema, completando, portanto, oito anos de atividades em 2018 num total de 17 semestres letivos.

O Programa se propõe a desenvolver Ensino, Pesquisa e Extensão, onde os acadêmicos atendem pacientes com dores orocraniofacias cuja origem está na disfunção de parte ou em todo o sistema mastigatório (sistema estomatognático), com ênfase às desordens da articulação temporomandibular (ATM), e cujo principal sintoma é a cefaleia tensional.

Seu funcionamento é às terças-feiras de 19h às 21h quando os acadêmicos atendem pacientes e, em seguida, apresentam seminários de casos clínicos ou de temas específicos sobre dor orofacial. 

Nestes oito anos e meio de trabalho prestou atendimentos a mais de quinhentos pacientes de Juiz de Fora e de várias cidades da Zona da Mata.  

O projeto de extensão em DTM  e Dor Orofacial está hoje entre os principais centros de referencias em atendimento de pacientes com Desordem temporomandibular de Juiz de Fora, estando, portanto, a Suprema cumprindo um de seus fins sociais. O tratamento é gratuito e são raras as faculdades de Odontologia do país, sejam públicas ou privadas, que oferecem este tipo de tratamento. Também, inexiste um serviço específico no SUS que ofereça tal terapêutica e o tratamento no setor privado é, via de regra, bastante oneroso.

Neste breve período de existência as atividades do projeto de extensão em DTM e Dor Orofacial da Faculdade de Odontologia da Suprema incentivou a progressão profissional e didática em vários de seus alunos, sendo hoje a maioria deles especialista e alguns seguindo a carreira didática e envolvidos com pós-graduação lato e strictu sensu a nível de mestrado e doutorado em instituições de referências, como UFRJ e USP.

De forma sucinta, esta é a história do projeto de extensão em DTM e Dor Orofacial Liga da Faculdade de Odontologia da Suprema.

SOBRE A COORDENAÇÃO DO PROJETO DE EXTENSÃO EM DTM E DOR OROFACIAL/SUPREMA

De 2010 a 2015 teve como orientador o Prof. Dr. Josemar Parreira Guimarães e, a partir daí, contou com a participação dos professores Dra. Mabel de Freitas Lopes e Dr. Luciano Ambrósio Ferreira.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

JOIN OUR MAILING LIST

© 2023 by Networking Talks.  Proudly created with Wix.com

bottom of page